Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Intercâmbio Global “Reciclagem em nossas Mãos” na Argentina

Intercâmbio Global “Reciclagem em nossas Mãos” na Argentina

por Setor de Comunicação MNCR publicado 21/11/2018 16h10, última modificação 21/11/2018 16h18
Encontro reuniu diversas países em torno do tema de reconhecimento profissional

Uma delegação do MNCR participou de intercâmbio de experiências na Argentina juntamente com Catadores de diversas parte do mundo entre 17 a 22 de outubro de 2018. Entre os países presentes estavam representantes de Gana, Africa do Sul, Senegal, Índia, Equador, França, Espanha, Estados Unidos, Colômbia e Canadá. A atividade é promovida pela Aliança Global de Recicladores em parceria com a Federação Argentina de Catadores e Recicladores e a Wiego.

Os participantes puderam conhecer como é organizado o trabalho dos Catadores nas cidades de Buenos Aires e San Pedro, por meio de visitas de campo, além da participação no Encontro Nacional dos Catadores da Argentina que ocorreu em La Plata.

Durante o intercâmbio de experiências em Buenos Aires, foi possível conhecer o trabalho de 6 mil catadores e catadoras realizam a coleta porta a porta na cidade de Buenos Aires, recebem uma renda mínima complementar e usufruem de 100% da renda de comercialização dos materiais, pois os custos operacionais e coleta e galpões são pagos pela Prefeitura. A cidade também conta com uma cooperativa de educadoras ambientais que se dedicam na campanha de separação dos resíduos porta a porta, serviço que é pago pela municipalidade.

Superar a barreira das diversas línguas e compartilhar conhecimento entre os países foi um dos desafios do intercâmbio global de experiências de organizações de Catadores e aconteceu em Buenos Aires. Inglês, Frances, Espanhol, Português eram algumas das línguas faladas durante o encontro que contou com o trabalho de uma cooperativa de interpretes.

Na visita a cidade de San Pedro foi possível conhecer o trabalho de Catadores e Catadoras do lixão, que abriram suas casas para receber os convidados. Na ocasião, os participantes falaram sobre as diversas realidades de catadores em lixões pelo mundo e o desafio do encerramento desses locais com a manutenção do trabalho da categoria.

A Trascartón Diseño é um empreendimento social que desenvolve novos produtos a partir dos materiais recicláveis. É destinado aos jovens filhos de Catadores da cidade de Buenos Aires que trabalham e tem sua renda garantida. A associação Ventos de Liberdade é outra iniciativa que trabalha com conjunto com esse empreendimento na prevenção e reabilitação de usuários de drogas e álcool, com conscientização na escolas, espaços públicos e entre as famílias de Catadores.

Maria da Madalena, catadora e representante do MNCR, lembrou do tempo em que trabalhava em um lixão em Minas Gerais durante a vista no lixão de San Pedro, cidade que fica a duas horas da capital, Buenos Aires, na Argentina. A maior parte dos Catadores que trabalham no local são mulheres e ainda sofrem com a falta de infraestrutura e exploração dos atravessadores. O material reciclável é vendido sem ser pesado e ao preço estabelecido pelo comprador. Muitos matérias não tem venda e há risco eminente de fechamento do lixão em breve.

 

Mais fotos: https://photos.app.goo.gl/SaBUWy7b2nx73ZiC8

 

Confira os vídeos da visita:

 

 

 

registrado em:

Navegação