Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Sul / Catadores de Curitiba realizam marcha e bloqueio pela renovação da coleta seletiva

Catadores de Curitiba realizam marcha e bloqueio pela renovação da coleta seletiva

por Setor de Comunicação MNCR publicado 22/12/2016 11h09, última modificação 22/12/2016 11h09
Colaboradores: com informações do Instituto Lixo e Cidadania
Prefeitura vinha atrasando pagamentos e trabalhadores não têm garantias para o próximo ano

As Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba saíram ontem (20/12) às ruas em manifestação, reivindicando a Publicação do Edital para a contratação de prestação de serviços, ainda na gestão do atual Prefeito Gustavo Fruet.

A manifestação iniciou-se na Praça Osório e estendeu-se até a sede da Prefeitura Municipal, onde permaneceram exibindo faixas contendo frases também dirigidas ao próximo Prefeito, Rafael Greca. Questionavam o compromisso firmado com a classe que, hoje, conta com mais de 600 catadoras e catadores organizados em Empreendimentos Econômicos Solidários.

Foram recebidos pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, Sr. Renato Lima, que informou que o Edital sairá dia 22/12/16, logo após a Publicação da Dispensa da Licitação, esperada para hoje. Comprometeu-se ainda, a receber os catadores hoje, ás 17 horas.

Os trabalhadores também paralisaram as atividades no dia 21 na empresa Cavo, localizada na Cidade Industrial de Curitiba. Os portões da empresa foram bloqueados impedindo que os caminhões de coleta de lixo orgânico pudessem sair.

Os catadores denunciam que ficaram sem receber retirada de novembro e vales dos últimos dois meses. Além disso, há preocupação em relação ao aluguel dos galpões que são pagos junto com o repasse da retirada.

Após as mobilizações a Prefeitura prometeu publicar o novo edital até o dia 28 de dezembro de 2016, mas com a transição da administração tudo ainda é incerteza.

 

registrado em: ,

Navegação